Índice
Saiba quais os tributos administrados pelo Sefaz SC
Entenda quais os tributos que são administrados pelo Sefaz SC e otimize a gestão do seu empreendimento
Conhecer os diferentes órgãos públicos os quais se relacionam com as obrigações ligadas à sua empresa é importante para que você saiba onde resolver problemas pelos quais esteja passando, principalmente quanto a impostos, e hoje vamos falar sobre o Sefaz SC.
Sabendo disso, em nosso material vamos bater um papo sobre o órgão, entender quais os tributos ele fiscaliza e o que fazer para estar sempre em dia com suas obrigações.
Dito isso, fique com a gente até o fim e otimize como a gestão da sua empresa é realizada!
O que é o Sefaz SC e por que ele é importante?
Sefaz é a sigla para Secretaria da Fazenda e consiste em um órgão estadual responsável por administrar a arrecadação de todos os tributos, os quais são de responsabilidade do estado.
Em tal cenário, o órgão é responsável por realizar o controle, auditoria e gerenciamento de aspectos ligados à arrecadação desses tributos.
Isso é feito, por vezes, com o auxílio do próprio contribuinte, ao se cadastrar junto a ele, emitir notas fiscais e também enviar declarações.
Sendo assim, é primordial que você esteja em dia com todos esses aspectos para evitar problemas, como o pagamento de multas e autuações.
Agora que você já conhece um pouco sobre o Sefaz SC, antes da gente passar ao próximo tópico, aproveite para ler alguns artigos os quais vão facilitar bastante a gestão do seu estabelecimento:
- Quais os impactos das atualizações do regime Ex-Tarifário? Entenda!
- Fidelização de clientes: 5 dicas que vão ajudar nessa tarefa
- 5 dicas para migrar do MEI para outra categoria de forma segura
Quais os impostos administrados pelo SEFAZ SC?
Antes da gente conversar sobre os tributos que estão sob a responsabilidade da Sefaz SC, vamos entender sobre a diferença entre obrigações principais e acessórias.
Nesse viés, a primeira está ligada ao pagamento do tributo em si, já a segunda pode ser entendida como todas as obrigações às quais sua empresa precisa atender a fim de que o Estado possa realizar um acompanhamento da primeira.
Então, as obrigações principais consistem em pagar o imposto, por exemplo, já as obrigações acessórias estão relacionadas ao envio de declarações, inscrição junto ao órgão etc
Nesse sentido, a Sefaz SC realiza o acompanhamento tanto das obrigações principais quanto às obrigações acessórias, relativas aos seguintes impostos:
- Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor – IPVA;
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMS;
- Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD.
Nesse cenário, o mais comum a empresas comerciais e indústrias é o ICMS, existem casos, quando há veículos em nome do empreendimento, em que é preciso pagar o ICMS, o ITCMD.
Por que é importante estar em dia junto a ele?
Quando você não cumpre com todas obrigações junto à Sefaz SC, sejam elas obrigações principais ou acessórias, dentre outras, deixa seu empreendimento exposto ao pagamento de multas e autuações.
Então, é fundamental conhecer as regras que se aplicam à sua empresa e procurar cumpri-las da forma adequada.
No link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar nessa tarefa:
Contabilidade especializada em tributos em Caibi – SC
Planejare: apoio para facilitar a conformidade fiscal do seu negócio
Como a gente pôde observar em nossa conversa, o Sefaz SC exerce importante papel no que se refere a acompanhar a tributação de empresa, sendo importante que você busque cumprir suas obrigações junto ao órgão.
Nós, da Planejare, vamos facilitar que você cumpra suas obrigações junto ao Estado.
Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça os benefícios de ter o nosso apoio.
Quero facilitar a gestão tributária do meu empreendimento